Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10194
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeniseVianaMarquesDourado.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Inclusão de aluno com deficiência auditiva no ensino fundamental dos anos finais
Autor(es): Dourado, Denise Viana Marques
Orientador(es): Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto: Inclusão escolar
Surdos - educação
Comunicação na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 10-Abr-2015
Referência: DOURADO, Denise Viana Marques. Inclusão de aluno com deficiência auditiva no ensino fundamental dos anos finais. 2014. 69 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)–Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O trabalho que ora se apresenta tem a finalidade de promover uma reflexão sobre os recursos facilitadores no processo de inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, por meio de um estudo de caso de uma escola pública municipal em Ibititá-BA. Busca, sobretudo, diagnosticar como a referida escola está promovendo a inclusão dos alunos com deficiência auditiva no ensino regular, por meio da comunicação e construção de conhecimento, numa proposta bilíngue Língua de Sinais (L1) e Língua Portuguesa (L2). Como proposta da inclusão é imprescindível refletir sobre quais os obstáculos que profissionais e familiares encontram no decorrer deste processo, mesmo garantida por lei. Observa-se as problemáticas existentes, através da coleta de dados e observações realizadas durante as práticas pedagógicas oferecidas pelo curso, constatando-se que o grande desafio da inclusão não são os alunos surdos e nem os que apresentam qualquer deficiência, mas sim um sistema hegemônico de relações, arraigadas historicamente e ainda resistentes às mudanças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons