Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10184
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_TassioMeloLinhares.pdf1,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise experimental de um compensador de heave hidropneumático
Autor(es): Linhares, Tássio Melo
Orientador(es): Fortaleza, Eugenio
Assunto: Poços de petróleo submarino - perfuração
Compensador hidropneumático
Vibração
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 10-Abr-2015
Referência: LINHARES, Tássio Melo. Análise experimental de um compensador de heave hidropneumático. 2014. 24 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta a metodologia utilizada para o desenvolvimento do protótipo, em escala reduzida, de um compensador de heave hidropneumático semi-ativo. Este compensador é desenvolvido utilizando os polos da função de transferência do filtro Butterworth de segunda ordem, com isso pretende-se obter um compensador que apresente um bom isolamento das frequências superiores a frequência de corte. O compensador possui uma válvula de controle de vazão variável, a qual permite ajustar a frequência de corte quando o sistema é submetido a uma variação na massa suportada, portanto o compensador é capaz de manter a mesma frequência de corte. O protótipo desenvolvido e os resultados experimentais obtidos são apresentados no final do trabalho. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper presents the methodology used to develop the prototype, in reduced scale, of a semi-active hydropneumatic heave compensator. This compensator is developed using the poles of the transfer function of the second order Butterworth filter, so it is intended to obtain a compensator that has a good insulation of frequencies above the cutoff frequency. The compensator has a variable flow control valve, which allows to adjust the cutoff frequency when the system experiments a variation in the sprung mass, so the compensator is capable to keep the same cutoff frequency. The scaled prototype and the experimental results are presented at the end of paper.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons