Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ClaraCristinaDeSouzaRego.pdf10,14 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Fátima Aparecida dos-
dc.contributor.authorRêgo, Clara Cristina de Souza-
dc.identifier.citationRÊGO, Clara Cristina de Souza. Design de serviço, startup e MenuMate: uma nova experiência para restaurantes. 2014. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Desenho Industrial)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Desenho Industrial, 2014.en
dc.description.abstractEste relatório é resultado de um projeto de design em uma startup alemã que se propõe a desenvolver uma experiência diferenciada para restaurantes. Em conjunto com um grupo internacional, foi gerada uma proposta de serviço e de aplicativo para tablets Android com foco em tornar a experiência no restaurante mais agradável para os visitantes, mais eficiente, menos estressante para os funcionários e mais estratégica para o gerente do estabelecimento. O processo de desenvolvimento é cíclico e contempla a observação do cenário, entrevistas com usuários, imersão no serviço atual (visitas a restaurantes), geração de ideias em equipe, desenvolvimento simultâneo do serviço e do design da interface do aplicativo, implementação técnica e feedback da equipe e dos usuários. Uma parte considerável do desafio deste projeto foram as diferenças culturais entre Brasil e Alemanha e a necessária quebra de paradigma ao apresentar o design como parte da estratégia do negócio e não como a ferramenta que serve apenas para embelezar o produto final. Por este motivo, entender a fundo a cultura alemã e simultaneamente selecionar os conhecimentos teóricos mais adequados a cada etapa de desenvolvimento, traduzindo conceitos para que sejam inteligíveis a profissionais de áreas que não o design, foram fundamentais no sucesso da construção de uma equipe heterogênea, porém complementar, e que hoje sempre coloca os usuários em primeiro plano antes de tomar decisões. Ao final é possível conhecer fluxo do aplicativo, do serviço proposto e o estágio de maturidade atual da startup e do projeto MenuMate, que conta com um clientepiloto em Munique, Alemanha, e suporte financeiro iminente da ESA (European Space Agency – Agência Espacial Europeia). _____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper is a result of a design project developed in a German startup, which has the goal of creating a brand new experience for restaurants. Together with an international team, an application for Android tablets and a new service proposal were crafted, focusing on providing a pleasant experience for the restaurants’ guests, an efficient and less stressful routine for employees, and more strategic data to enable restaurant’s managers to take better business and client-oriented decisions. The development process is cyclical and covers the following steps: scenery observation, user interviews, service immersion (visits to restaurants), team brainstorm, simultaneous design of the application’s interface and the service surrounding it, technical implementation (programming) and rounds of team and users’ feedback. A considerably big part of the project’s challenge is related to cultural differences between Brazil and Germany, and the required change of mindset, that would take design from a position of subject that would be there just to make things beautiful, to a place where its broad range of concepts and tools would be used to define strategic moves inside the product and business development. Therefore, a deep understanding on German culture while selecting the theoretical knowledge, which suits best each development step, translating them in order to be easily understandable to people with backgrounds other than design, were fundamental to achieve success on building a great team, that today justifies every decision based on users’ needs. At the end, it is possible to get to know the application’s flow, the proposed service and the level of maturity of the startup and the MenuMate project nowadays, which counts on a seven-people team, a pilot customer in Munich, Germany, and an imminent funding from ESA (European Space Agency).en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDesign de serviçosen
dc.subject.keywordSoftware de aplicação - desenvolvimentoen
dc.subject.keywordRestaurantesen
dc.titleDesign de serviço, startup e MenuMate : uma nova experiência para restaurantesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-04-10T11:46:33Z-
dc.date.available2015-04-10T11:46:33Z-
dc.date.issued2015-04-10T11:46:33Z-
dc.date.submitted2014-12-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10181-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Projeto do Produto



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons