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dc.contributor.advisorDiniz, Alberto Carlos Guimarães Castro-
dc.contributor.authorOliveira, Filipe Tavares-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Filipe Tavares. Avaliação da vibração do corpo inteiro de condutor de veículos. 2014. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2014.en
dc.description.abstractA vibração mecânica é um fenômeno bastante presente nas atividades diárias do ser humano. Com a evolução da engenharia, máquinas cada vez mais potentes vêm sendo fabricadas e seu funcionamento acaba por gerar vibrações em intensidades nem sempre seguras ao ser humano, situação que pode ser controlada por meio de sistemas dinâmicos. Assim, esta pesquisa tem como objetivo implementar as equações físicas que permitam construir um modelo numérico funcional do assento de motoristas de veículos pesados. Aleatoriedades ou variações na regulagem da suspensão do assento são então introduzidas no modelo para avaliar a variação dos riscos à saúde do motorista. Tais aleatoriedades serão introduzidas pelo método da álgebra de intervalos. Este método é uma maneira rápida, em relação aos métodos estocásticos, de lidar com modelos de parâmetros incertos ou que variam aleatoriamente.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordVeículosen
dc.subject.keywordVibraçãoen
dc.subject.keywordSistemas dinâmicosen
dc.titleAvaliação da vibração do corpo inteiro de condutor de veículosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-04-02T12:06:25Z-
dc.date.available2015-04-02T12:06:25Z-
dc.date.issued2015-04-02T12:06:25Z-
dc.date.submitted2014-12-04-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/10158-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.contributor.advisorcoAnflor, Carla Tatiana Mota-
dc.description.abstract1The mechanical vibration is a phenomenon quite present in human’s daily activities. The evolution of the engineering has created increasingly powerful machines, which functioning ends up generating vibrations at intensities not always safe for humans, situation that can be controlled by means of dynamic systems. Thus, this research aims to implement the physic equations which permit building a functional numerical model of the heavy vehicles drivers’ seat. Randomness or variations in seat’s suspension adjustments are then introduced into the model to evaluate the variation of the health risks of the driver. Such randomness will be introduced by the method of interval algebra. This method is fast, compared to stochastic methods, to deal with uncertain model parameters that vary randomly.-
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