Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_AugustoSergioFigueiredoRamos.pdf800,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A internacionalização da Petrobrás e seus desafios em Angola (1975 – 2009)
Autor(es): Ramos, Augusto Sergio Figueiredo
Orientador(es): Lessa, Antônio Carlos
Assunto: Petrobras
Brasil - relações econômicas internacionais
Crise do petróleo
Angola
Internacionalização de empresas
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 13-Jul-2010
Referência: RAMOS, Augusto Sergio Figueiredo. A internacionalização da Petrobrás e seus desafios em Angola (1975 – 2009). 2009. 57 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: O estudo analisa a influência e a atuação da Petrobrás em Angola. Apresenta as principais decisões tomadas em relação à Petrobrás e o Comércio Internacional (Interbrás), na política externa, desde o governo Ernesto Geisel (1974-1979) até os dias atuais. Em uma conjuntura internacional caracterizada pela sucessão de crises que reverteram alguns dos pressupostos do modelo de desenvolvimento econômico implementado pelos governos do regime militar, como a crise financeira marcada pelo “Primeiro Choque do Petróleo", o governo brasileiro agiu de forma criativa e oportuna, realizando importantes inflexões no comando geral da política externa. Algumas dessas modificações se fizeram tendo por pressuposição o elevado poder de compra de petróleo que tinha o Brasil naquele momento, ocupando a Petrobrás papel central no seu desenrolar, tanto no sentido de se buscar garantias para o abastecimento interno de petróleo e derivados, quanto na promoção de produtos e serviços brasileiros no exterior. O estudo expõe os movimentos da Petrobrás no movimento de internacionalização em um país em guerra civil – Angola, que antecedeu a Crise do Petróleo, analisando o contexto da parceria e as transações efetivadas a partir de 1979 para promover as exportações e abrir novos mercados consumidores. Apresenta-se, portanto, a Petrobrás como ator fundamental em algumas das mais importantes dimensões da política externa do governo brasileiro, especialmente na aproximação de países produtores de petróleo da África e do Oriente Médio.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.1015
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons