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Título: Educação ambiental no ensino de química : propostas de atividades para escola pública
Autor(es): Puga, Isadora Tormin
Orientador(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Assunto: Educação ambiental
Química - estudo e ensino
Desenvolvimento sustentável
Data de apresentação: 9-Jul-2014
Data de publicação: 1-Abr-2015
Referência: PUGA, Isadora Tormin. Educação ambiental no ensino de química: propostas de atividades para escola pública. 2014. 39 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho nasce da vontade de poder contribuir de alguma maneira para uma sociedade melhor no futuro. O meio ambiente não só é importante como é parte indissociável da vida e deve-se aprender não só a reparar os danos, mas, principalmente, entender os mecanismos e relações que podem auxiliar a preservá-lo. A Química é um instrumento ideal para entrelaçar os conhecimentos científicos com a convivência ambiental, e, neste trabalho, esta ferramenta é utilizada para sugerir propostas diferenciadas de educação com abordagens na área de Química bem como inclusão da Educação Ambiental. As atividades propostas no trabalho buscam proporcionar aos alunos uma maior convivência na prática com os temas abordados, para que, através disto, possam se tornar cidadãos críticos, com capacidade de analisar situações problema e sugerir soluções para alcançar um desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho é, a partir da contextualização de conteúdos, vivência de problemas reais, interdisciplinaridade e atividades diferenciadas, dar início e abrir portas para a formação do sujeito ecológico, entidade esta que será de importância fundamental para a preservação ambiental na sociedade atual. As atividades sugeridas são de fácil aplicação e adaptáveis a qualquer contexto escolar diferente onde se possa querer utilizá-las e dão oportunidades para que os alunos desenvolvam uma consciência ambiental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2014.
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