Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1013
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AndreLuisFerreiraGrandis.pdf264,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da presença militar dos Estados Unidos na América do Sul na perspectiva da soberania nacional brasileira
Autor(es): Grandis, André Luís Ferreira
Orientador(es): Vaz, Alcides Costa
Assunto: Estados Unidos
Estados Unidos - relações exteriores
Estados Unidos - política militar
América do Sul - relações exteriores
Estados Unidos - segurança nacional
Data de apresentação: 2010
Data de publicação: 13-Jul-2010
Referência: GRANDIS, André Luís Ferreira. A influência da presença militar dos Estados Unidos na América do Sul na perspectiva da soberania nacional brasileira. 2010. 50 f. Monografia (Especialização em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: O estudo analisa a influência externa da política do Governo dos Estados Unidos que, em linhas gerais, tem como objetivo a defesa dos interesses norte-americanos no exterior segundo a Doutrina de Segurança Nacional dos EUA. O trabalho mostra como é aplicada esta política em nível estratégico na América do Sul; apresenta os aspectos de maior relevância da Doutrina de Segurança Nacional daquele país; descreve as metas estratégicas estabelecidas pelo Departamento de Estado norte-americano para atender aos seus interesses na América do Sul; e destaca o papel do Comando Sul dos EUA como instrumento de aplicação dessa Política para a Região. Apoiando-se na conjuntura interna atualizada dos países sul-americanos, descreve como a superpotência mundial faz a expansão do seu Poder Nacional na América do Sul, particularmente o militar, e mostra os reflexos para o Brasil dessa expressiva presença no subcontinente, após uma abordagem crítica sobre as possibilidades brasileiras atuais de projeção de Poder, na Região. Enfatiza, por fim, a crescente ingerência dos EUA nos assuntos internos dos países sul-americanos, com risco de comprometimento, em alguns casos, de suas soberanias.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.TCC.1013
Aparece na Coleção:Relações Internacionais - Especialização



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons