Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10120
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_VictorNogueiraGuimaraes.pdf2,79 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem computacional de conhecimento e apoio ao ensino do questionamento no quizWiki
Autor(es): Guimarães, Victor Nogueira
Orientador(es): Nóbrega, Germana Menezes da
Assunto: Educação - efeito das inovações tecnológicas
Ambientes virtuais de aprendizagem
Software - desenvolvimento
Plataforma Wiki (Computação)
Data de apresentação: 20-Jan-2015
Data de publicação: 31-Mar-2015
Referência: GUIMARÃES, Victor Nogueira. Modelagem computacional de conhecimento e apoio ao ensino do questionamento no quizWiki. 2015. vii, 114 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciência da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Com o desenvolvimento tecnológico, nos deparamos com a crescente imersão da sociedade e das pessoas dentro do mundo virtual, através de vários dispositivos, como computadores pessoais, celulares, tablets e andando em direção a tecnologias vestíveis (wearable). A presença de tanta tecnologia, infelizmente, não tem sido acompanhada dentro das salas de aula, pelo menos não na mesma escala. Para isso é necessário, cada vez mais, o desenvolvimento de conhecimento na área que permeia a Informática na Educação. Neste sentido situamos o nosso trabalho, baseado no projeto quizWiki que auxilia no aprendizado através do ensino do questionamento, nota-se a dificuldade dos alunos para formular perguntas. Esta monografia versa sobre a criação de uma ontologia sobre perguntas, sua inserção no ambiente wiki e a sua compatibilização com o projeto quizWiki, a fim de auxiliar os alunos a aprenderem, através do processo de elaboração e avaliação de perguntas. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
With technological development, we face the increasing immersion of society and people, inside the virtual world, through various devices such as personal computers, mobile phones, tablets and walking toward wearable technologies. The presence of so much technology, unfortunately, has not being followed in the classroom, at least not on the same scale. It requires, ever more, the development of knowledge in the field that permeates the information technology in education. In this sense we situate our work, based on quizWiki project that aids learning through questioning learning, we notice a difficulty of students to formulate questions. This work deals with the creation of an ontology of questions, the inclusion in the wiki environment and the compatibilization with the quizWiki project, in order to help students, to learn through the process of elaboration and evaluation of questions.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2015.
Aparece na Coleção:Ciência da Computação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons