Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_IracemaMariaMottaBrochado.pdf851,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Maquiavel e Hobbes : um redimensionamento histórico do conceito de Ética filosófica (entre o Summum bonum e a realidade terrena)
Autor(es): Brochado, Iracema Maria Motta
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Ética filosófica
O Príncipe (Obra : 1532)
O Leviatã (Obra : 1651)
Maquiavel, Nicolau, 1469 - 1527
Hobbes, Thomas, 1588 - 1679
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 30-Mar-2015
Referência: BROCHADO, Iracema Maria Motta. Maquiavel e Hobbes: um redimensionamento histórico do conceito de Ética filosófica (entre o Summum bonum e a realidade terrena). 2015. 71 f. Monografia (Bacharelado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Em um estudo comparativo das obras máximas de Nicolau Maquiavel – O Príncipe – e de Thomas Hobbes – O Leviatã, este trabalho busca demonstrar como estas obras propuseram todo um redimensionamento sobre o conceito filosófico de Ética, diverso da ótica idealizadora do conceito de Ética, do caráter tradicionalmente “virtuoso” e idealista atribuído ao campo da Ética e da Moral, enfoque apresentado até o momento em que estas obras foram escritas. Não se atendo à mera realidade histórica vivida respectivamente por Maquiavel e por Hobbes, e somando-se o escopo metodológico que os estudos históricos oferecem como suporte para a contextualização histórico-filosófica do trabalho desses autores, o que este trabalho busca demonstrar é como se dá esse redimensionamento histórico-filosófico do conceito de Ética, no trabalho desses autores; assim, este trabalho procura demonstrar tal redimensionamento como necessidade de revisão de conceitos e de ajuste a um conturbado panorama de mudanças sociopolíticas, para tanto partindo da análise e contextualização histórica destas obras e de seus respectivos autores com base na metodologia apresentada no campo da Filosofia da História, tomando-se como ponto de partida o conceito filosófico tradicional de Ética como antecedente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2015.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons