Título: | Produtos turísticos do Estado do Amapá : análise sob a perspectiva da identidade cultural |
Autor(es): | Alcântara, Zara Vanessa Favilla |
Orientador(es): | Brasileiro, Iara Lucia Gomes |
Assunto: | Turismo Identidade cultural Amapá (AP) |
Data de apresentação: | 10-Ago-2009 |
Data de publicação: | 12-Jul-2010 |
Referência: | ALCÂNTARA, Zara Vanessa Favilla. Produtos turísticos do Estado do Amapá: análise sob a perspectiva da identidade cultural. 2009. 70 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | Este trabalho versa acerca dos produtos turísticos e identidade cultural do Estado do
Amapá. Se analisa de que maneira está ocorrendo a integração dos traços culturais
nos produtos turísticos, baseando-se nos pólos de turismo elaborados pela
Secretaria de Estado de Turismo, e nas opiniões dos gestores da atividade turística
no Estado, sobre identidade. Esta pesquisa possui caráter exploratório. Realiza-se
um levantamento bibliográfico do tema abordado, para a verificação de conceitos e
dados técnicos. Paralelo à pesquisa bibliográfica, ocorre a aplicação de questionário,
composto de questões abertas, respondido por pessoas responsáveis que elaborara
as ações no turismo do Amapá: os gestores de entidades envolvidas na atividade
turística, como associações, secretarias e coordenadorias. Inicia-se com a
explanação sobre o que é um produto turístico: o conceito visto sob o prisma da
economia e do marketing, suas características singulares, seus componentes. Tratase
o conceito de cultura, e por conseqüência o conceito de identidade cultural, a
relação entre turismo e identidade, como isso vem acontecendo, e quais os
resultados desta junção. Discorre-se sobre o Estado do Amapá, sua história, seus
dados geográficos e econômicos. Aborda-se também sobre os seus pólos turísticos:
Extremo Norte, Pororoca, Tumucumaque, Castanhais e Meio do Mundo.
Posteriormente, é realizada a apresentação e análise dos dados coletados,
mostrando-se as respostas dos gestores no questionário aplicado. Os resultados
mostraram que as ações de integração da identidade cultural nos produtos turísticos
são realizadas de forma isolada por cada instituição envolvida, não existindo um
consenso entre elas no que é divulgado para os potenciais visitantes. Propõe-se que
sejam que sejam realizados novos estudos, mais aprofundados e amplos,
envolvendo a população e o trade, para que a identidade cultural amapaense seja
devidamente valorizada na atividade turística no Estado. |
Abstract: | The present work concerns the tourist products and cultural identity of the State of Amapá. It analyzes how cultural traces have been integrated in the tourist products, based on information obtained from the tourist center established by the State Secretariat of Tourism and on the opinions on identity of the managers of tourist activity in the State. This research has an exploratory character. A bibliographical survey of the subject was completed to verify concepts and technical data. In parallel to the bibliographical research, questionnaires made up of opened questions were given to individuals responsible for promoting tourist activities in the State of Amapá: the managers of institutions involved in tourist activity, such as associations and secretariats. The study begins with an explanation of what a tourist product entails: the concept seen under the singular prism of the economy and the market, its characteristics, and its components. The concept of culture is analyzed, and, consequently, the concept of cultural identity is also explored, together with the relationship between tourism and identity, as it has been taking place, and the results of this junction. It describes particular aspects about the State of Amapá, including its history and its geographic and economical characteristics. It also approaches the state’s tourist centers: Extreme North, Pororoca, Tumucumaque, Castanhais, and Meio do Mundo. Later, the collected data is presented and analyzed, revealing the managers’ answers in the applied questionnaire. The results show that the actions to promote integration of cultural identity in the tourist products of the State of Amapá. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2009.08.TCC.1010 |
Aparece na Coleção: | Gestão de Negócios em Turismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.