Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/1006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DaianyGeorgesdePaulaOttoni.pdf733,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da viabilidade de um empreendimento para comercialização de produtos árabes em Brasília
Autor(es): Ottoni, Daiany Georges de Paula
Orientador(es): Moreira, Marina Figueiredo
Assunto: Gastronomia
Plano de negócios
Produtos árabes
Data de apresentação: 13-Jul-2009
Data de publicação: 1-Jul-2010
Referência: OTTONI, Daiany Georges de Paula. Avaliação da viabilidade de um empreendimento para comercialização de produtos árabes em Brasília. 2009. 92 f. Monografia (Especialização em Gestão de Negócios em Turismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Para abertura de um negócio, recomenda-se a realização de um plano de negócios. Com essa ferramenta, o empresário sistematiza suas idéias e planeja de forma mais eficiente antes de entrar no mercado. Este trabalho adota como objetivo geral desenvolver um estudo para averiguação da viabilidade de implantação de um empreendimento que fornece produtos árabes em Brasília a partir da elaboração de um plano de negócios. Já os objetivos específicos são: conhecer a organização e os processos de um empreendimento que oferece produtos árabes, analisar o mercado consumidor, fornecedores e concorrentes; desenvolver o plano de negócios; e avaliar a viabilidade econômica de implantação do negócio proposto. Por se tratar de um empreendimento que atuará no ramo alimentício e que terá pretensão de atuar no Festival de Gastronomia Brasil Sabor Brasília, cria-se a necessidade de investigar assuntos relacionados ao turismo, uma vez que os turistas se deslocam para Brasília com o intuito de prestigiar o festival, hospedando-se em hotéis e usufruindo dos serviços de restaurante e comércio, movimentando, assim, a cadeia produtiva do turismo. A idéia do tema surgiu a partir da vontade de ter um negócio próprio e da oportunidade de haver um único empreendimento que vende produtos árabes em Brasília. Para a construção do plano de negócios foi realizada uma pesquisa exploratória para obtenção de conhecimentos teóricos e práticos, uma pesquisa bibliográfica, para construção da revisão de literatura e coleta de dados secundários, e pesquisa de campo com aplicação de questionários aos potenciais clientes. A elaboração do plano de negócios não foi utilizada somente como um instrumento de planejamento, através dos resultados obtidos ocorreu uma interação com o mercado consumidor percebendo a aceitação do produto e o baixo nível do concorrente. Através da pesquisa de campo foi possível perceber que a maioria dos entrevistados não sabia o que era empório ocorrendo assim à mudança do nome do estabelecimento de empório árabe para CANTINHO ÁRABE. Conclui-se através do plano de negócios que a implantação de um empreendimento com produtos árabes em Brasília é viável, sendo que é possível verificar o ponto de equilíbrio do empreendimento a partir do oitavo mês e o prazo de retorno dos recursos a partir do primeiro mês do segundo ano. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
To open a business is necessary make a business plan. With this tool, the venturer can organize your ideas making a more efficient plan. The objective of this work is develop a study to check the feasibility of a joint venture deployment that provides Arabian products in Brasilia based in a business plan. Know the process organizations of an Arabic store, analyze the consumer market, vendor, competitors, developing the business plan and assess the feasibility economic are the specifics objectives. As a joint venture that will act in class and which will claim to serve on the Brazilian taste Food Festival Brasília, creates the need to investigate tourism-related issues, since tourists travel to Brasilia with the intention of honoring the Festival, staying in hotels and restaurant services enjoys and trade, surf the productive chain of tourism. The idea of the issue arose from the desire for a own business and the opportunity to haven`t an other Arabic store in Brasilia. For the construction of the business plan we did an exploratory search to get theoretical and practical knowledge, a bibliographic search for construction of the review of literature and data collection, and secondary search field with the application of questionnaires with potential customers. The business plan was not used only as a tool for planning, through the results obtained an interaction with the consumer market realizing the acceptance of the product and the low level of competitor. Through the search field could realize that most interviewed didn't know what Emporium means, with that we changed the name of the establishment of Arabic Emporium to CANTINHO ARABE. It is concluded through the business plan that the establishment of a joint venture with Arabic products in Brasilia is viable the balance point of equilibrium was found at the eighth month and period of return of resources at the first month of the second year, of work.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2009.
Aparece na Coleção:Gestão de Negócios em Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.