Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CaioCapellaRibeiroSantos.pdf5,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "E então, já estão sentido suas roupas mais folgadas?" – Um olhar sobre o PROBEM e suas práticas
Autor(es): Santos, Caio Capella Ribeiro
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Obesidade
Alimentação saudável
Centros de saúde
Programa Obesidade Embora (PROBEM)
Data de apresentação: 15-Dez-2014
Data de publicação: 24-Mar-2015
Referência: SANTOS, Caio Capella Ribeiro. "E então, já estão sentido suas roupas mais folgadas?" – Um olhar sobre o PROBEM e suas práticas. 2014. 119 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Nesta monografia, realizei uma análise do tratamento da obesidade, a partir da etnografia de um programa de combate à obesidade em um Centro de Saúde na cidade do Recanto das Emas no Distrito Federal. Desta forma, busquei através da descrição das práticas no programa mostrar como a categoria “peso” é aprendida pelos usuários do grupo e seus impactos no tratamento da obesidade. Além disso, discuti a forma como a obesidade é observada como doença, e como o viés biomédico afeta o atendimento no combate à obesidade. Ao descrever o atendimento, mostrei como ele “desencanta” o alimento, na medida em que ele é observado a partir dos nutrientes que o compõe. Por fim, apresento um retrato do Programa Obesidade Embora (PROBEM), meu principal interlocutor e problematizo suas práticas de combate à obesidade, pois como um grupo de apoio é uma das vias as quais os obesos recorrem para emagrecer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons