Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10019
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlineMatosDaRocha.pdf374,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Pensar o invisível : as mulheres negras como produtoras de pensamento filosófico
Autor(es): Rocha, Aline Matos Da
Orientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Negros - educação
Mulheres filósofas
Pensamento
Carneiro, Sueli, 1950-
Lorde, Audre, 1934-1992
Oyèwùmí, Oyèronké, 1957-
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Mar-2015
Referência: ROCHA, Aline Matos Da. Pensar o invisível: as mulheres negras como produtoras de pensamento filosófico. 2014. 33 f. Monografia (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Temos como pressuposto no que diz respeito à história da filosofia uma profunda ausência e imaginário limitado sobre mulheres negras como agentes de produção de pensamento filosófico. A evidência dessa assertiva está alicerçada no obstáculo derivado de serem mulheres negras em um mundo branco, que tem como fundamento a manutenção da sociedade arquitetada em sistemas de exclusão, que articulam gênero, raça e classe na subalternização de determinados sujeitxs, sendo as mulheres negras as mais atingidas em toda a estrutura social. Pretende-se focalizar a invisibilidade das mulheres negras como produtoras de pensamento filosófico desde a perspectiva das pensadoras negras, Sueli Carneiro, Audre Lorde e Oyèronké Oyèwùmí, que se encontram silenciadas como expressão dissonante na história da filosofia. Considera-se precípuo forçar que a filosofia veja as mulheres negras, saber que existem enquanto agentes de produção de pensamento filosófico. _________________________________________________________________________________ RESUMEN
Tenemos con respecto a la historia de la filosofía una ausencia profunda y un imaginario limitado acerca de las mujeres negras como agentes productores de pensamiento filosófico. La evidencia de esta afirmación se basa en el obstáculo derivado de ser mujeres negras en un mundo blanco, que se basa en el mantenimiento de la sociedad en sistemas de exclusión, que une el género, la raza y la clase en la subordinación de determinados sujetx, siendo las mujeres negras más afectados en toda la estructura social. Se tiene la intención de enfocar la invisibilidad de las mujeres negras como productoras de pensamiento filosófico desde la perspectiva de las pensadoras negras, Sueli Carneiro, Audre Lorde y Oyèronké Oyèwùmí.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2014.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons