Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10009
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ JosinaPereiraDaSilva.pdf374,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma : um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens
Autor(es): Silva, Josina Pereira Da
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Fábulas brasileiras
Comunidades agrícolas
Educação do campo
Cultura popular
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 23-Mar-2015
Referência: SILVA, Josina Pereira Da. As fábulas Kalunga na Comunidade Vão de Alma: um estudo de caso na Escola Dona Joana Pereira das Virgens. 2014. 60 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este trabalho investiga o gênero Fábula na comunidade Vão de Almas – Go a partir de dois eixos: as fábulas orais dos adultos e as escritas produzidas por alunos de 10 a 15 anos da Escola Dona Joana Pereira das Virgens, situado na própria comunidade.Os principais autores utilizados nesta monografia são: Sousa e Velasco(2007), Rojo(2007, 2009), Bortoni-Ricardo (2008,2005), Caldart(2000), Bagno (2007) entre outros. A pesquisa também conta com a contribuição metodológica da Etnografia, que gerou dados escritos de registros coletados em campo. Apresenta um breve histórico sobre a luta dos movimentos sociais do campo por uma Educação do Campo no país. E contribui como registro de memória tradicional, cultural e linguístico de uma sociedade camponesa que acolhe a diversidade de sujeitos que propõem o trabalho cultural na escola como apoio de recurso pedagógico da comunidade Vão de Almas.
Abstract: This work investigates the Fable kind in Vão de Almas community from two axes : the oral tales of adults and writings produced by students 10-15 years of the School Dona Joana Pereira of the Virgin , situated in the very main community .The authors used in this monograph are: Sousa and Velasco (2007 ), Rojo (2007, 2009), Bortoni - Ricardo ( 2008-2005 ) , Caldart (2000 ) , Bagno (2007 ) among others. The research also includes the methodological contribution of Ethnography , which generated written data records collected in the field . Presents a brief history of the struggle of the social movements of the field by a Rural Education in the country. And contributes as registry traditional, cultural and linguistic memory of a peasant society that welcomes diversity of subjects that propose the cultural work in school as a teaching resource in support of Vão de Almas community.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons